terça-feira, 24 de junho de 2014

Mountain Quest - rescaldo!

Sexta-feira, 20 de Junho, dia de rumar a Amarante!

Dois meses de treino, algumas horas a penar fazendo séries em subida, faziam todo o sentido a partir daquela chegada.

O objectivo era apenas um: terminar o nível "Gladiator"no Mountain Quest, desafiando 180kms e 6000D+.

Naquela tarde as certezas eram muitas! "Vou conseguir" era pensamento na ordem do dia! Receio era o que corria nas veias, tanto que o estômago chegou a parecer uma bola.

Não era medo da distância nem dos 6000D+, era acima de tudo medo do piso! O meu parco conhecimento da zona fazia-me ter grandes suspeitas que tudo aquilo era xisto, pedra solta, descidas perigosas e poucas "zonas de aterragem" seguras.

Ainda assim, recusei-me a admitir, fosse qual fosse o nível de dor, a ideia de desistir! Quem me conhece sabe o quanto significa para mim a minha tatuagem de "what we do in life, echoes in eternity", por isso conquistar um nível "Gladiator" era a única hipótese em cima da mesa!

Check-in feito no hotel pelas 17h, fui conhecer Amarante! Terra simpática e acolhedora. Deparo-me com o pórtico para o evento e não havia que enganar, a frase era notória e visível: "are you ready?" - Yes, I am!

Por lá andei até à hora de jantar. Escolhido o local de encher barriga, esqueci os menús de massas e deliciei-me com uns bifinhos com cogumelos! No final, hora de ir levantar o dorsal e assinar o quadro de honra! Nele deixei registado o nome do "team" da terra: "CSJUM Marinhas Sanitop KTM".

Seguiu-se colocar a bike na box para o efeito, vigiada toda a noite, para evitar andar de madrugada a correr para o parque do hotel. (Detalhes que fazem a diferença nas horas em que queremos ter tudo pronto e falha sempre algo).

Seguiu-se a actuação do grupo de teatro Amaranto, que serviu para colocar o povo todo reunido e animado para o que se seguia: o briefing! Nada de grave! As subidas eram apresentadas como "interessantes" e as descidas como "perigosas"! (Isto promete)! Talvez eu tivesse feito a apresentação com a mesma palavra para as duas! Começava por .... :)

Ainda antes da meia-noite já era hora de ir para o hotel! Tempo de abrir a farmácia! Verdadeiramente quase meia-hora a preparar bidões, recargas, barras, gel energético... e a testar a arrumação na mochila e nos bolsos da jersey.

Ficou tudo prontinho!

3h50 da matina, salta da cama, veste os calções e siga para o pequeno-almoço. Barriga cheia, tempo de tomar alguns sais pré-esforço e esperar que não dessem a volta à barriga! A ansiedade era tanta que nem laxante daria a volta à dita!

4h30, hora de descer a rua!
Como Gladiadores rumo à batalha, iam todos descendo a rua qual parada!

Quase 5h! O nervosismo junto à partida!
5h10 - Start your engine! E lá fomos!

Optei por arrancar no grupo da frente, assim podia poupar pilha do gps ao navegar de luz apagada! A estratégia resultou até que duas paragens (psicológicas) nos primeiros 2kms me fizeram ficar para trás - o ruído do aperto da roda traseira preocupava-me! Parei duas vezes, e só depois da 2.ª, tendo a certeza que era apenas ruído e não avaria, consegui voltar a rolar - até aí parecia que a roda prendia (ideias!!)!

A luz ía clareando o céu e na roda de um segundo grupo ataquei a Aboboreira! Naqueles primeiras kms, as sensações foram tão boas que percebi que ía terminar o desafio! Algures pelos 10kms, um colega que dizia conhecer a zona falava-me de paredes acima dos 20% que teríamos logo ali... e surgiram... mas foram derrotadas!

Quando o sol nasceu já eu rolava pelo topo da Aboboreira e sorria para mim, porque pelo meu plano eu deveria passar ali bem mais tarde!

A partir daí foi a loucura! Foi rolar, rolar e seguir! Sentia-me bem e o treino mostrava os efeitos! 

Posto de corte 1 - km 30 e poucos! Quando o tempo limite eram 5h, passei por lá com 2h50! Não podia estar mais animado!

Km 40: o Adamastor! Quando tudo corria bem eis-nos a enfrentar uma subida pouco inclinada mas de pedra solta! (esta doeu)! Foram 2 a 3 kms iniciais a massacrar os braços, procurando trilho entre pedras! Seguiu-se um empinar até às eólicas, com uma aragem fria que secava o suor da roupa e uma paisagem de fazer esquecer a dureza!

Daqui em diante... foi puro prazer! Descemos pedras soltas, parei ainda num café... e seguiu-se o Kom do Marão! (Impus um ritmo certo, em SSS e lá fui derrotando as paredes! Cada uma que vencia era mais um fôlego e um sorriso para vencer a seguinte! Era uma sucessão de "toma lá que já foste" a cada uma que vencia! Os últimos metros até chegar às antenas do Marão foram potentes!! Lá em cima havia staff a aplaudir e a gente lá abria os dentes, cerrados há 7kms:)

Depois das antenas do Marão seguiram-se 100kms de descidas loucas... com travessia do Alvão e culminar com a subida do último 1,5kms da Sra da Graça! Foi fabuloso!

Pelo meio houve ainda tempo de apanhar uma chuveirada e pedir sacos do lixo à dona de um dos cafés de abastecimento - a minha ideia pegou... e foram muitos os que na falta de impermeável no saco, vestiram um saco do lixo para cortar a água e o frio!

Do monte farinha rumamos a Amarante! Um "rompe pernas" de 40kms, aparentemente plano mas que já atrasava as pernas.

Cheguei a Amarante pelas 20h, na companhia de um bttista de Gaia que me acompanhou desde os 75kms e assim custou menos! O trilho trata sempre de fazer as equipas!

Foram 5500D+, 174kms, 15horas de prova, 13h a pedalar e 2h de paragens para abastecimentos... de um dia memorável!

No dia seguinte, à espera da recepção das medalhas, foi ainda tempo para saber que os 2 camaradas de Esposende que estavam também no evento, apesar de terem algum azar com as bikes, também eles concluíram a prova com bravura!

Houve ainda tempo para ganhar no sorteio de prémios uma inscrição para o Bike Festival na Grand Canaria no próximo ano :)


Sem comentários:

Enviar um comentário